sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Visita de estudo - Altran e FabLab no Fundão

No dia 21 de Novembro, os alunos do Curso Profissional de Técnicos de Informática-Sistemas do Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral (10ºB e 12ºB), deslocaram-se à Cidade do Fundão para visitarem a Empresa Altran durante a manhã e o FabLab Aldeias de Xisto durante a tarde acompanhados pelos Professores: Paulo Santos, Ana Morgado e Angela Cabral.


Quando chegamos à empresa Altran, fomos recebidos e encaminhados para a sala de apresentações, onde nos explicaram em que consistia a Empresa Altran, o seu método de trabalho, como gerem os projetos e em que países estão presentes.
Após esta apresentação, fomos visitar as várias secções deste centro de desenvolvimento Altran, onde nos explicaram o modo de funcionamento, processo de desenvolvimento de software e onde são testados e comprovados todos os programas realizados.
Na última parte da nossa visita, foram apresentados e explicados dois projetos em desenvolvimento, uma máquina de café autónoma e programada e um simulador de um sistema de gestão de um “Fiat 500”. Depois desta visita fomos almoçar.
No período da tarde, fomos visitar o Living Lab da Cova da beira, nesta visita fomos acompanhados pelo Arquiteto Toni Barreiros que nos mostrou as instalações e nos explicou todos os projetos em desenvolvimento.
A parte mais interessante, foi a visita e explicação do FabLab Aldeias de Xisto (Laboratório de prototipagem). Este laboratório, oferece a possibilidade de transformar as suas ideias em produtos e tem disponível impressora 3D, máquina CNC de corte e gravação por fresa, fresadora e scanner 3D, plotter de corte e máquina de corte a laser. “FAB LAB ALDEIAS DO XISTO é um espaço de experimentação que ajuda a transformar ideias em novos produtos. Aqui poderá criar quase tudo!”.
Estas duas visitas foram bastante importantes para os alunos, uma vez que, estão diretamente ligadas às matérias dadas nas aulas e com um futuro bastante promissor.

David Gonçalves