sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Outubro Mês Europeu de Cibersegurança 2019


O Mês Europeu da Cibersegurança (European Cyber Security Month - ECSM) é comemorado durante o mês de outubro e conta com centenas de eventos e atividades distribuídas por 28 países europeus (ver Portugal)

Esta ação tem como objetivo sensibilizar não só os cidadãos, mas também as empresas para os comportamentos que devem ter no que respeita às as boas práticas de forma a prevenir eventuais ameaças no ciberespaço.

A iniciativa é organizada, em parceria, com a Agência Europeia para a Segurança das Redes e Informação (ENISA) e a Comissão Europeia e conta com a participação de diversos parceiros, tais como, autoridades locais, governos, universidades, ONG’s, associações profissionais, entre outras, por toda a Europa.

O sucesso da segurança do ciberespaço passa pela promoção de uma cultura de segurança que proporcione a todos o conhecimento, a consciência e a confiança necessários para a utilização dos sistemas de informação, reduzindo a exposição aos riscos do ciberespaço.

É fundamental informar, sensibilizar e consciencializar não só as entidades públicas e as infraestruturas críticas, mas também as empresas e a sociedade civil. Por outro lado, importa que o país se dote de recursos humanos qualificados para lidar com os complexos desafios da segurança do ciberespaço.

https://www.seguranet.pt/mes-ciberseguranca/