Ano letivo 2020-2021
Dado que todos os professores e alunos do agrupamento têm já uma conta de email institucional (....@aepac.pt), neste ano letivo toda a atividade no âmbito da implementação do ensino misto ou à distância será realizado através da plataforma TEAMS / Office 365.
Assim, todos os professores devem criar as suas EQUIPAS/disciplina nesta plataforma e associar os respetivos alunos.
Aos alunos basta entrarem com a sua conta institucional na plataforma TEAMS (email e palavra passe) e têm acesso às várias disciplinas em que estão inscritos e respetivas atividades.
O contacto com os alunos deve realizado através da plataforma TEAMS ou o seu email institucional (www.office.com).
Se existir algum problema com os acesso às contas institucionais, devem contactar através do email: contas@aepac.pt
Informação sobre gestão do tempo no E@D
A Resolução do Conselho de Ministros 53-D/2020, de 20 de julho de 2020, estabelece que, na
preparação do regime não presencial, as escolas preparam os seus planos de E@D, devendo ser
tidos em conta os equilíbrios necessários entre diferentes metodologias e diferentes momentos
de trabalho.
A gestão de tempos e metodologias, trabalhada na formação, conduzida, entretanto, pelo
Ministério da Educação e a Universidade Aberta, incidiu sobre a reflexão e aprofundamento dos
momentos formativos sobre o roteiro 8 Princípios Orientadores para a Implementação do Ensino
à Distância (E@D) nas Escolas, tendo sido acautelada nos Planos de E@D construídos por cada
escola, em função dessa formação e da experiência na escola.
Importa relembrar alguns aspetos essenciais a ter em conta. A gestão, incluindo a distribuição
dos momentos síncronos e assíncronos, deve acautelar:
a) O tempo de atenção dos alunos e a fadiga de ecrã, variável em função das idades, estilos
de aprendizagem e ritmos de diferentes turmas.
b) A diversificação de metodologias ao longo de cada aula, estimulando-se a atenção, o
trabalho individual e em pares e acautelando-se a o excessivo recurso a métodos
unidirecionais, seguindo-se as sugestões da UNESCO sobre a duração das unidades com
base na capacidade dos alunos.
c) O acompanhamento efetivo dos alunos nas aprendizagens desenvolvidas ao longo de
cada semana.
d) Uma constante monitorização pelas estruturas das escolas da eficácia das opções
tomadas para a maximização das aprendizagens dos alunos.
O documento de apoio “Contributos para a Implementação do E@D nas Escolas”, que foi
construído como recurso para o apoio às escolas na elaboração dos seus planos, contém um
conjunto de sugestões e de exemplos de atividades referente a metodologias e formas de
distribuição do tempo de aula entre atividades síncronas e assíncronas. Este documento estará
em constante atualização.
Tutoriais plataforma TEAMS de ajuda:
- Como criar e gerir uma Equipa
- Como criar e gerir uma tarefa para uma turma ou grupo de alunos
- Como Enviar trabalhos para o Teams (Guia para pais e alunos)
Utilizar o Microsoft Teams no smartphone (para alunos) - Como criar e gerir uma videoconferência no Teams
- Vários tutoriais sobre tarefas no teams (Ana Loureiro)
- Vários tutorias sobre tarefas no teams (Carlos Nunes)
- Utilização do Flipgrid (vídeos curtos)
- Aprender a usar o Flipgrid
- Utilização do Padlet
*****************************************************
Vídeos interessantes:
- Tutorial Microsoft Teams (Ep 8 - Tarefas no Bloco de Notas Escolar
- Tutorial Microsoft Teams (Ep 9 - Fórmulas matemáticas no Bloco de Notas Escolar)
- Microsoft Teams Forms como ocultar resultados nos questionários
- Truques MicrosoftTeams Forms (copiar questões do word)
- Definições Microsoft Forms
- Office 365 Sway com Microsoft Word (documentos Word transformados em páginas bastante interessantes)
- Microsoft Forms do Offíce 365
- Como utilizar o Socrative
- Criar atividades interativas com o Kahoot
- PADLET (Mural interativo) * Vídeo Tutorial
- Testes no moodle
- Curso Moodle Passo a Passo (Ep 23.1 - A Atividade Teste)
- Curso Moodle Passo a Passo (Ep 23.2 - Gerir Perguntas da Atividade Teste)
- Curso Moodle Passo a Passo (Ep 23.3 - Criar e Configurar a Atividade Teste)
Ferramenta para gravar aulas em diferido (vídeo)
(Ferramenta que permite a criação de vídeos a partir da gravação do que está na tela do computador e adicionar narração/explicação)
**************************************************************
Ferramenta muito interessante para 1º e 2º ciclo
Ferramenta muito interessante para linguas e português
Página de apoio ao ensino a distância da DGE.
INÍCIO * ATIVIDADES * RECURSOS * FERRAMENTAS * VÍDEOS *
METODOLOGIAS E@D * APOIOS * FAQ * COMUNICADOS * CONTACTOS
Com a suspensão das atividades letivas presenciais pode ser necessário encontrar formas de trabalho digital e à distância que possam ajudar a minorar os efeitos desta crise.
Cada docente pode usar o que se sentir mais à vontade, várias ferramentas estão ao nosso dispor.
Na escola existe a plataforma Moodle, onde se pode criar uma disciplina e disponibilizar os conteúdos, ainda para disponibilizar conteúdos podemos usar o email ou o Google drive, entre outras plataformas. Para fazer pequenos questionários: Google drive (formulários) o Socrative ou o Moodle.
As operadoras estão a contribuir com dados móveis "Meo, NOS e Vodafone dão 10G de dados e canais de desporto" basta aderir.
Escola Virtual e LeYa (aula digital) - medida excecional vigorará durante as próximas semanas e permitirá o acesso aos conteúdos educativos digitais do Pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade.
Plataformas de trabalho a distância
Graças a este serviço de colaboração Web, é possível encontrar um ambiente propício para a realização de aulas e reuniões a distância. O Colibri permite realizar sessões de videoconferência com capacidade para muitos participantes por sessão.
É possível a partilha de áudio, vídeo, texto, imagens e ecrã. As sessões podem ainda ser gravadas, para registo e disponibilização posterior.
Exemplos de Plataformas de comunicação online: Teams (Microsoft 365), Meet (Google), ZOOM e Webex
Plataformas de gestão de conteúdos: Moodle, Teams, Classroom, edmodo.
**************************************************************
Sugestões pragmáticas para passagem de contingência do ensino presencial para online
1.ª - Não transmitam as aulas teóricas em vídeo
2.ª - Usem uma plataforma online para organizar o estudo e a interação dos alunos (Moodle por exemplo)
2.A - Identifiquem para cada semana quais os materiais que os alunos têm de estudar
2.B - Indiquem qual é o objetivo de estudo em cada material - objetivamente
2.C - Definam atividades de debate e reflexão sobre a matéria entre toda a turma - não apenas "Espaços de dúvidas" (por exemplo fazer um fórum de discussão).
2.D - Se usarem algum vídeo vosso, que seja curto e enquadrador/motivador, não expositivo
3.ª - Estejam presentes na vossa disciplina online
3.A - Semeiem para colherem
3.B - Intervenham regularmente
3.C - Falem com os alunos, não para os alunos
4.ª - Usem os momentos síncronos para encorajamento e apoio humano: não para matéria
4.A - Usem um espaço comunitário para evitar sentimentos de isolamento
4.B - Tirem dúvidas ao vivo só para aspetos pessoais ou urgentes, não como atalho
5.ª - Informem-se mais e mais sobre o ensino online e inovem
6.ª - Sejam académicos também ao refletir sobre e-learning, usem o sentido crítico, não caiam no achismo"
**************************************************************
Links innteressantes:
**************************************************************
Vídeos de ajuda para PROFESSORES
(Ferramenta que permite a criação de vídeos a partir da gravação do que está na tela do computador e adicionar narração/explicação)
**************************************************************
Ferramenta muito interessante para 1º e 2º ciclo
- PADLET (Mural interativo) * Vídeo Tutorial
- Wakelet - Criar mural digital * Vídeo Tutorial
Ferramenta muito interessante para linguas e português
- VOKI (aplicação que permite criar um avatar para transmitir mensagens áudio, que podem ser gravadas no próprio programa)
**************************************************************
**************************************************************
Página de apoio ao ensino a distância da DGE.
INÍCIO * ATIVIDADES * RECURSOS * FERRAMENTAS * VÍDEOS *
METODOLOGIAS E@D * APOIOS * FAQ * COMUNICADOS * CONTACTOS
Com a suspensão das atividades letivas presenciais pode ser necessário encontrar formas de trabalho digital e à distância que possam ajudar a minorar os efeitos desta crise.
Cada docente pode usar o que se sentir mais à vontade, várias ferramentas estão ao nosso dispor.
Na escola existe a plataforma Moodle, onde se pode criar uma disciplina e disponibilizar os conteúdos, ainda para disponibilizar conteúdos podemos usar o email ou o Google drive, entre outras plataformas. Para fazer pequenos questionários: Google drive (formulários) o Socrative ou o Moodle.
As operadoras estão a contribuir com dados móveis "Meo, NOS e Vodafone dão 10G de dados e canais de desporto" basta aderir.
Escola Virtual e LeYa (aula digital) - medida excecional vigorará durante as próximas semanas e permitirá o acesso aos conteúdos educativos digitais do Pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade.
- Escola Virtual | Acesso Gratuito temporário - Como criar perfil
- LeYa | Tutorial Ativacao Licenca Aula Digital Oferta
Plataformas de trabalho a distância
Graças a este serviço de colaboração Web, é possível encontrar um ambiente propício para a realização de aulas e reuniões a distância. O Colibri permite realizar sessões de videoconferência com capacidade para muitos participantes por sessão.
É possível a partilha de áudio, vídeo, texto, imagens e ecrã. As sessões podem ainda ser gravadas, para registo e disponibilização posterior.
Exemplos de Plataformas de comunicação online: Teams (Microsoft 365), Meet (Google), ZOOM e Webex
Plataformas de gestão de conteúdos: Moodle, Teams, Classroom, edmodo.
**************************************************************
Sugestões pragmáticas para passagem de contingência do ensino presencial para online
Aqui ficam
os princípios que no artigo e não entrem em
exageros e histeria. Planifiquem com calma e depois apliquem com conta, peso e
medida. Isso é muito importante.
1.ª - Não transmitam as aulas teóricas em vídeo
2.ª - Usem uma plataforma online para organizar o estudo e a interação dos alunos (Moodle por exemplo)
2.A - Identifiquem para cada semana quais os materiais que os alunos têm de estudar
2.B - Indiquem qual é o objetivo de estudo em cada material - objetivamente
2.C - Definam atividades de debate e reflexão sobre a matéria entre toda a turma - não apenas "Espaços de dúvidas" (por exemplo fazer um fórum de discussão).
2.D - Se usarem algum vídeo vosso, que seja curto e enquadrador/motivador, não expositivo
3.ª - Estejam presentes na vossa disciplina online
3.A - Semeiem para colherem
3.B - Intervenham regularmente
3.C - Falem com os alunos, não para os alunos
4.ª - Usem os momentos síncronos para encorajamento e apoio humano: não para matéria
4.A - Usem um espaço comunitário para evitar sentimentos de isolamento
4.B - Tirem dúvidas ao vivo só para aspetos pessoais ou urgentes, não como atalho
5.ª - Informem-se mais e mais sobre o ensino online e inovem
6.ª - Sejam académicos também ao refletir sobre e-learning, usem o sentido crítico, não caiam no achismo"
**************************************************************
Links innteressantes:
- E-Learning - Grupo de apoio a professores Grupo Facebook
- 100+ ferramentas digitais para educação
- Agora podes fazer download gratuito de 17 livros de Fernando Pessoa
**************************************************************
“Estar em isolamento não é estar de férias. Não é ir à praia, não é passear no café, não é ir ao centro comercial, não é entrar em contacto com pessoas. Estar em isolamento ou evitar o contacto é estar em casa, é manter a distância social, é ter cuidados de higiene redobrados, é cuidar de si…e com isso, cuidar de nós!”
Bento Rodrigues - SIC
Ano letivo 2019-2020
Vídeos e conteúdos de ajuda para alunos, EE e Pais e Professores
****** Plataforma Moodle@AEPAC ******
Vídeos de ajuda para ALUNOS:
- Como usar a plataforma moodle - ALUNOS
- Como usar o Teams para aula online - Videoconferência - ALUNOS
- Utilizar o Moodle no smartphone (para alunos)
- Utilizar o Moodle (para alunos)
- Como enviar um trabalho para o moodle (exemplo)
- Como preencher um documento em PDF
Vídeos de ajuda para PROFESSORES
- Como marcar uma Reunião no Office 365-Teams (Professores) (Vídeo)
- Como marcar uma Reunião no Office 365-Teams (Professores) (PDF)
- Tutoriais sobre a utilização do Microsoft Teams (A Pensar Em...)
- Tutorial Moodle 2019 (Ep 1 – O que é o Moodle?)(10 min)
- Guia rápido Moodle (Ep 2 – Disponibilizar Recursos aos Alunos)(5 min)
- Guia rápido Moodle (Ep 3 – Organizar o espaço na disciplina)(6 min)
- Guia rápido Moodle (Ep 4 – Adicionar atividades para os alunos) (14 min)