terça-feira, 27 de novembro de 2018

"Projeto Germinar: preparar para melhor aprender."

Na sexta-feira dia 23/11, a psicóloga Mafalda Matos dos Serviços de Psicologia do Agrupamento desenvolveu com os meninos "finalistas" do pré-escolar, mais uma sessão do projeto Germinar.
Este projeto pretende facilitar a transição entre o pré-escolar e o 1ºciclo, trabalhando as competências cognitivas não-verbais das crianças, a gestão emocional, a consciência fonológica, entre outras competências consideradas fundamentais.

Na sexta-feira elaborámos com @s menin@s um Semáforo, fazendo a analogia das cores: vermelho para "Párar!", amarelo/laranja: "ouvir e pensar", e só quando o semáforo passa a verde é que vamos fazer.
Pretende-se que as crianças sejam menos impulsivas na realização das tarefas, consigam ouvir as explicações do que é para fazer, pensar como vão fazer a tarefa e só depois a possam fazer.

Além desta vertente, o Semáforo é uma óptima estratégia para trabalhar a gestão emocional, uma vez que as crianças têm dificuldade em exprimir o que sentem. Assim quando estão chateadas ou com raiva pretende-se que as crianças se lembrem de quando o Semáforo está vermelho devem "Párar!", depois no amarelo/laranja: devem respirar fundo e pensar no que sentem, e no verde, depois de estarem mais calmos é que explicam o que sentem e porque estão aborrecidos ou com raiva. 
Para ilustrar esta técnica, ouvimos a história do Alberto e de como ele ficou aborrecido quando o irmão lhe tirou o rádio sem pedir autorização, e de como ele utilizou o semáforo para se acalmar e explicar ao irmão como se sentia e tudo ficou bem no final (in "Actividades para o Desenvolvimento da Inteligência Emocional" - Arteplural edições) . 

As crianças levaram este Semáforo para mostraram as educadoras e pais, pois é importante que todos trabalhemos esta técnicas, para facilitar a aprendizagem das mesmas.

A psicóloga Mafalda Matos