terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Testes COVID-19 nas escolas - INFORMAÇÃO

No contexto da atual situação epidemiológica provocada pela doença COVID-19, o Ministério da Saúde tem vindo a adotar e implementar medidas com vista à prevenção, contenção e mitigação da transmissão do vírus SARS-CoV-2 e da referida doença, declarada como pandemia pela Organização Mundial da Saúde, a 11 de março de 2020. 

O Ministério da Saúde, em colaboração com o Ministério da Educação, implementou um sistema de rastreio nos estabelecimentos com ensino secundário, que visa testar os alunos daquele grau de ensino, bem como pessoal docente e não docente do mesmo estabelecimento, no sentido minimizar a propagação da doença. 

Os alunos são testados, no próprio estabelecimento de ensino, por equipas de profissionais de saúde, com testes rápidos de antigénio. Estes testes são gratuitos e o resultado dos mesmos é comunicado aos encarregados de educação. 

Informação adicional sobre estes rastreios poderá ser solicitada através do email: testagem.escolas@dgeste.mec.pt

Para saber mais: 

O que são os testes rápidos para pesquisa de antigénio? 

  • São testes que pesquisam a presença do vírus; - São efetuados nas secreções da nasofaringe e/ou orofaringe (nariz e garganta) colhidas com zaragatoa, por técnico treinado; 
  • Os testes são feitos logo depois da colheita e os resultados são obtidos em cerca de 20 a 30 minutos; 
  • Os testes a utilizar pelo Ministério da Saúde são testes de elevada qualidade, validados e registados no INFARMED. 

Vantagens: 

  • Podem ser feitos em diferentes locais (não sendo necessário o envio da zaragatoa para diagnóstico nos laboratórios), sendo de fácil execução; 
  • O conhecimento rápido do resultado; 
  • Em caso de teste positivo, possibilita a implementação das medidas de isolamento que permitirão travar as cadeias de transmissão. 

É importante conhecer as manifestações da doença e adotar procedimentos que o ajudem a proteger a si e aos outros, pelo que se aconselha a todos os encarregados de educação e alunos o reforço das medidas de etiqueta respiratória e a leitura dos folhetos que se anexam. Poderão encontrar mais informação sobre medidas preventivas na escola em https://covid19.min-saude.pt/escolas/.